• carolinacardim

Crise financeira na empresa: saiba como superar (7 dicas)

Atualizado: Jul 29

A possibilidade de ocorrer uma crise financeira na empresa é sempre real e pode surgir a qualquer momento, como em 2020, quando houve o agravamento da situação econômica do Brasil em decorrência da pandemia do Covid-19.


Desse modo, é essencial que os gestores estejam aptos a identificar essa situação crítica em seus negócios, além de conhecerem maneiras eficientes de como contorná-la.


Se você deseja aprender essas informações importantíssimas, continue lendo esse artigo! Boa leitura.




Como identificar uma crise financeira na empresa

A principal característica de uma crise financeira na empresa é a dificuldade em cumprir com as suas obrigações, podendo ocasionar a inadimplência empresarial e, caso não seja contornada a tempo, a falência.


Além da falta de recurso financeiro em caixa e capital de giro baixo — ou no vermelho — outros sinais que apontam que uma empresa está em crise são:

  • Resultados cada vez mais baixos;

  • Pagamentos atrasados;

  • Dívidas muito altas, cujo valor não será suprido pela projeção de caixa.

Fatores que geram a crise financeira na empresa

Em relação aos fatores que ocasionam uma crise financeira na empresa, saiba que eles vão muito além de uma situação crítica do mercado.


Na verdade, as causas que levam uma empresa a entrar em crise podem variar desde a má gestão financeira, contratos desfavoráveis ao crescimento do negócio ou até mesmo comunicação ineficiente da equipe.


Por esse motivo, é crucial ficar atento aos sinais apresentados acima e desenvolver planos de negócios eficientes, que sejam capazes de prever cenários turbulentos e projetar estratégias para contorná-los.


7 dicas de como superar uma crise financeira na empresa

Identificou um ou mais sinais de que sua empresa está enfrentando uma crise financeira? Então, saiba que o primeiro passo é se manter calmo, afinal, deixar as emoções dominarem é um tremendo risco durante esse momento.


Em seguida, confira abaixo 7 dicas que podem te ajudar a superar essa crise, fazendo com que seu negócio volte a crescer no mercado.


#1 Realize o diagnóstico financeiro

Para escapar de uma crise financeira, o primeiro passo é analisar a situação da empresa, buscando entender os pontos positivos existentes, as soluções mais viáveis, assim como os motivos que ocasionaram esse momento.


Uma das estratégias para se utilizar durante o diagnóstico é a conciliação bancária, com a qual será possível reorganizar o controle financeiro do negócio.


Além disso, crie uma relação com todas as despesas, lucros e demais investimentos da empresa, de modo a identificar possíveis cortes e os setores mais lucrativos.


#2 Reduza os gastos e renegocie dívidas

Identificou despesas que podem ser anuladas? Então, faça isso o quanto antes! Até porque, em momentos de crise, qualquer gasto pesa na conta final.


Por isso, busque economizar despesas com água, energia elétrica, materiais para escritório, descartáveis e demais itens irrelevantes à operação da empresa.


Não se esqueça de conversar com a equipe, tanto para traçar novas estratégias de redução de custo, como também pedir a compreensão e cooperação de todos.


Outra dica importante para te ajudar a superar uma crise financeira na empresa é renegociar dívidas.


Para isso, entre em contato com os credores e verifique a possibilidade de estender prazos de pagamentos ou diminuição dos juros.


Ademais, fique atento aos programas governamentais de ajuda à inadimplência empresarial, facilitando ainda mais esses pagamentos.


Outra coisa: avise antecipadamente os fornecedores a possibilidade de atraso e tente criar acordos.


#3 Restabeleça as metas

É primordial para o crescimento da empresa o estabelecimento de metas, assim como a elaboração de um plano de ação.


No entanto, como poucos negócios criam objetivos específicos para enfrentar uma crise financeira na empresa, será necessário traçar novas metas para esse momento.


Nessa etapa, você deve focar em colocar as finanças no verde, sempre estabelecendo objetivos reais à situação atual da empresa.


#4 Integre os setores da empresa

Promover a comunicação eficiente é essencial durante uma crise financeira na empresa, possibilitando que o gestor entenda a situação de cada departamento.


Dessa forma, uma das dicas é integrar os setores da empresa, sobretudo a diretoria e o financeiro.


Além disso, conte com a ajuda dos colaboradores de cada área durante a criação de novas metas e estratégias, verificando as necessidades mais urgentes e incluindo-as nesses planos.


#5 Invista na prospecção de clientes

Aumentar a carteira de clientes é outra forma eficiente para superar uma crise financeira na empresa, afinal, esse crescimento reflete positivamente no caixa.


Por isso, identifique o potencial dos seus serviços e/ou produtos e invista em estratégias de marketing que promovam a divulgação dos mesmos.


Outra dica é buscar novos meios de prospecção de clientes, como nas redes sociais, através do marketing digital.


E não se esqueça de investir em estratégias de fidelização dos seus atuais clientes, garantindo um lucro fixo ao caixa da empresa.


#6 Estabeleça um plano estratégico

Durante uma crise financeira na empresa, qualquer passo errado pode acarretar consequências graves.


Uma maneira de evitar decisões equivocadas é estabelecer um plano estratégico, com o qual será possível planejar passos eficientes e que, de fato, gerem resultados positivos à empresa — que ela tanto precisa.


Durante a criação desse plano, é importante estudar o mercado, analisar casos semelhantes ao da sua empresa e identificar as saídas mais viáveis dessa crise.


#7 Não recorra imediatamente ao crédito

Recorrer ao crédito em instituições financeiras é uma das estratégias mais utilizadas pelos gestores durante uma crise.


Afinal, o dinheiro imediato parece ser a única solução para os pagamentos atrasados e a compra de novos materiais.


No entanto, como você viu acima, existem outras seis maneiras de superar uma crise financeira na empresa além da solicitação de crédito.


Por isso, antes de criar novas dívidas e se frustrar com os juros altos cobrados pelas instituições, tente implementar os conselhos acima.


Vale lembrar que você também pode solicitar a antecipação de recebíveis, que consiste no recebimento adiantado de saldos da sua empresa referentes a compras à prazo ou no cartão de crédito.


Atenção: caso não haja outra solução, antes de solicitar um crédito investigue no mercado todas as opções e dê preferências àquelas que fornecerem as melhores condições — juros, valor das prestações, prazo para efetuar o pagamento...


Conte com a Medzo para superar uma crise financeira na empresa

Com a assistência de uma consultoria financeira especializada, será muito mais fácil superar uma crise financeira na empresa e voltar a crescer no mercado.


Por isso, se o seu negócio estiver enfrentando esse momento conturbado, conte com a ajuda da Medzo Consultoria Financeira!


Com nossos 12 anos de experiência, você garante para a sua empresa soluções seguras e completas para o setor financeiro, além de auxílio em várias operações:

  • Controle de custos;

  • Gerenciamento financeiro;

  • Estruturação de departamentos financeiros;

  • Tomadas de decisões estratégicas;

  • Constante e máximo lucro.

Entre em contato com a Medzo Consultoria Financeira e conheça o serviço!

Veja também:

3 visualizações0 comentário