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Acerte
Acerte na formação do preço de vendas

Acerte na formação
do preço de vendas

A definição do preço de venda de um produto é fator determinante para o sucesso da empresa em um mercado competitivo. Porém, esse é um assunto que causa muitas dúvidas aos empresários. E, ao contrário do que muitos deles pensam, o conceito de formação de preço de venda de um produto ou serviço não é algo que pode ser criado de qualquer maneira, sem uma lógica a ser seguida.

Problemas decorrentes da má formação de preço e markup

Estabelecer preços de venda competitivos é uma tarefa que exige do empresário o conhecimento dos componentes que dão origem ao preço de venda. A definição da estrutura de custos é parcela importante neste processo, uma vez que possibilitará ao administrador saber quanto lucrou.

Porém, muitas empresas não apuram seus custos e despesas de maneira precisa, e os preços de venda são obtidos empiricamente. Esse tipo de precificação de produtos e serviços mascara os custos e o lucro da empresa, acarretando diversos problemas, tais como:

  1. Preço de venda abaixo do real, o que diminui os lucros da empresa.

  2. Preço de venda acima do real, o que dificulta as vendas.

  3. Fabricação de produtos que dão pouco lucro em detrimento de outros mais rentáveis, ocasionando má alocação dos recursos.

  4. Esforço de venda não orientado para produtos mais lucrativos.

  5. Dificuldades para identificar e fixar ações para redução de custos e despesas, o que poderá levar a empresa a operar com custos e despesas mais altas do que deveria.

Como consequência de um ou mais desses problemas, a empresa terá lucro e rentabilidade menores, o que representa uma ameaça ao seu crescimento e até à sua própria estabilidade econômico-financeira. 

Chegar a correta precificação de serviços e produtos é mais uma atribuição da Medzo Consultoria Financeira.

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