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​A definição do preço de venda de um produto é fator determinante para o sucesso da empresa em um mercado competitivo. Porém, esse é um assunto que causa muitas dúvidas aos empresários. E, ao contrário do que muitos deles pensam, a formação do preço de venda de um produto ou serviço não é algo que pode ser criado de qualquer maneira, sem uma lógica a ser seguida.

 

Problemas decorrentes da má formação do preço de venda

Estabelecer preços de venda competitivos é uma tarefa que exige do empresário o conhecimento dos componentes que dão origem ao preço de venda. A definição da estrutura de custos é parcela importante neste processo, uma vez que possibilitará ao administrador saber quanto lucrou.

 

Porém, muitas empresas não apuram seus custos e despesas de maneira precisa, e os preços de venda são obtidos empiricamente. Essa prática mascara os custos e o lucro da empresa, acarretando diversos problemas, tais como:

 

  • Preço de venda abaixo do real, o que diminui os lucros da empresa.

  • Preço de venda acima do real, o que dificulta as vendas.

  • Fabricação de produtos que dão pouco lucro em detrimento de outros mais rentáveis, ocasionando má alocação dos recursos.

  • Esforço de venda não orientado para produtos mais lucrativos.

  • Dificuldades para identificar e fixar ações para redução de custos e despesas, o que poderá levar a empresa a operar com custos e despesas mais altas do que deveria.

 

Como consequência de um ou mais desses problemas, a empresa terá lucro e rentabilidade menores, o que representa uma ameaça ao seu crescimento e até à sua própria estabilidade econômico-financeira. 

Chegar a correta precificação de seus serviços e/ou produtos e mais uma atribuição da Medzo Consultoria Financeira.

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