Acerte
Acerte na formação
do preço de vendas
A definição do preço de venda de um produto é fator determinante para o sucesso da empresa em um mercado competitivo. Porém, esse é um assunto que causa muitas dúvidas aos empresários. E, ao contrário do que muitos deles pensam, o conceito de formação de preço de venda de um produto ou serviço não é algo que pode ser criado de qualquer maneira, sem uma lógica a ser seguida.
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Problemas decorrentes da má formação de preço e markup
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Estabelecer preços de venda competitivos é uma tarefa que exige do empresário o conhecimento dos componentes que dão origem ao preço de venda. A definição da estrutura de custos é parcela importante neste processo, uma vez que possibilitará ao administrador saber quanto lucrou.
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Porém, muitas empresas não apuram seus custos e despesas de maneira precisa, e os preços de venda são obtidos empiricamente. Esse tipo de precificação de produtos e serviços mascara os custos e o lucro da empresa, acarretando diversos problemas, tais como:
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Preço de venda abaixo do real, o que diminui os lucros da empresa.
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Preço de venda acima do real, o que dificulta as vendas.
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Fabricação de produtos que dão pouco lucro em detrimento de outros mais rentáveis, ocasionando má alocação dos recursos.
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Esforço de venda não orientado para produtos mais lucrativos.
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Dificuldades para identificar e fixar ações para redução de custos e despesas, o que poderá levar a empresa a operar com custos e despesas mais altas do que deveria.
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Como consequência de um ou mais desses problemas, a empresa terá lucro e rentabilidade menores, o que representa uma ameaça ao seu crescimento e até à sua própria estabilidade econômico-financeira.
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Chegar a correta precificação de serviços e produtos é mais uma atribuição da Medzo Consultoria Financeira.