• carolinacardim

Como evitar que o sucesso repentino leve sua empresa ao fracasso

Alcançar o sucesso é o sonho de todo empreendedor, afinal, muitos acreditam que nessa fase os lucros serão gigantescos… Mas, se eu te disser que o contrário pode acontecer?

Que, na verdade, o sucesso pode significar o fracasso definitivo do seu negócio?


Nesse artigo, você irá descobrir os perigos do sucesso repentino para a sua empresa e como evitar que esse crescimento cause consequências negativas.


Aproveite a leitura!





Perigos do crescimento acelerado para a empresa


Sua empresa corre alguns perigos com o crescimento acelerado, sobretudo se esse aumento

nas vendas não tiver sido devidamente planejado.


Conheça abaixo os principais riscos do sucesso repentino para o seu negócio que podem prejudicar — ou até mesmo levá-lo a falência.


Faturamento alto e lucro baixo


Nem sempre um alto faturamento significa lucros altos.


Essa infeliz realidade é um dos principais perigos do sucesso repentino, pois, as empresas precisam investir muito dinheiro para suprir a alta demanda de pedidos — quantia esta que ultrapassa, às vezes, o valor ganho.


Assim, é possível que a empresa fature bastante dinheiro, mas os lucros sejam mínimos ou até mesmo inexistentes!


Quantidade de colaboradores incoerente

É comum haver erro na quantidade de colaboradores em uma empresa em ascensão instantânea, tanto para mais como para menos.


Esse equívoco do número de pessoal é perigoso nos dois extremos. Até porque, a tendência é que uma empresa não consiga atender à demanda com poucos funcionários.


Por outro lado, colaboradores demais pesam no orçamento, gerando gastos que não podem ser supridos pelo negócio.


Uma dica para solucionar esse problema é contratar funcionários temporários, pelo menos até que a alta demanda se encerre ou você consiga reorganizar a empresa.


Acúmulo de dívidas

Com o aumento rápido das demandas, surge a necessidade de aumentar o estoque, contratar funcionários e realizar demais investimentos necessários para atender todos os pedidos.


Todavia, devido ao despreparo da empresa para aquele sucesso, é provável que não haja recurso suficiente para suprir todos esses custos extras, sendo o empréstimo a única alternativa.


Além disso, por falta de previsão concreta do negócio, muitos empresários solicitam valores além do necessário, aumentando o risco de cair na inadimplência.


Uso incorreto da antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma boa estratégia para fugir do empréstimo e seus juros altos, afinal, o dinheiro solicitado já é da sua empresa.


No entanto, essa tática também oferece riscos à saúde financeira do seu negócio quando utilizada de maneira indevida e sem planejamento.


Por isso, antes de antecipar recebíveis, faça um estudo financeiro da empresa e verifique se o valor não irá fazer falta no futuro — ou poderá ser reposto a tempo.


Boas práticas para evitar o fracasso em caso de sucesso repentino

O ditado “quanto mais alto, maior a queda” possui vários significados, dentre eles podemos extrair a seguinte lição: quanto mais a sua empresa crescer, mais difícil será a recuperação em caso de queda.


Por esse motivo, é essencial que o seu negócio possua paraquedas, que amenizem o tombo, permitindo que ela volte a crescer sem muitas fraturas. Veja abaixo boas práticas que vão te ajudar a construir essa segurança.


Possua um plano e gestão de negócio eficiente

O gestor que possui em mãos um bom plano de negócios é capaz de simular vários cenários e criar, previamente, estratégias eficientes de como encará-los.


Por isso, um dos primeiros passos antes de abrir uma empresa (ou logo depois) é criar esse documento, incluindo dados importantes como:

  • Metas possíveis de alcançar;

  • Análise de mercado;

  • Plano financeiro, de marketing e operacional;

  • Possíveis cenários positivos e negativos.

E claro: é essencial utilizar esse documento sabiamente durante a gestão do seu negócio, além de investir em outras estratégias importantes para o mercado.


Conheça as necessidades da empresa

Estudando as necessidades da sua empresa, você será capaz de definir a quantidade necessária de materiais para atender a demanda atual, evitando investimentos errados.


Por exemplo, em vez de perder matéria-prima devido à sobra de materiais, você terá em estoque somente o que será utilizado pela produção.


Essa mesma dica te ajuda a evitar o perigo da quantidade errada de funcionários, uma vez que será mais fácil determinar a necessidade correta.


Estude o mercado

Conheça a sua concorrência! Analise o mercado e entenda a média de crescimento das empresas de mesmo ramo e porte que a sua.


Além disso, investigue casos semelhantes aos seus, de sucesso repentino, e descubra quais estratégias foram aplicadas por esses negócios para evitar o fracasso — assim como as táticas que não deram certo.


Outra informação importante é em relação a precificação dos produtos ou serviços. Assim, você descobre o valor médio cobrado ao mesmo público que o seu, evitando perder dinheiro com preços errados.


Não pule etapas

Dê um passo de cada vez.


Esse é o principal conselho que você deve assimilar, mesmo que a sua empresa tenha garantido esse sucesso repentino.


A partir dessa lógica, você evita realizar altos investimentos — almejando alcançar resultados que só deveriam surgir anos mais tarde — e depois não conseguindo cumprir com suas obrigações.


Tenha um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é crucial para a sobrevivência de qualquer empresa, sobretudo se ela estiver passando por esse crescimento acelerado.


Afinal, com as finanças bem organizadas, você será capaz de visualizar melhor os futuros investimentos que precisam ser feitos, assim como tomar as decisões certas enquanto determina os próximos passos.


Mas, se tiver dificuldades em se adaptar à nova realidade financeira do negócio, conte com a Medzo consultoria financeira e os seus serviços especializados em pequena e média empresa!


Invista em capacitação e treinamentos

Uma pesquisa norte-americana apontou que 70% dos gestores não estão preparados para liderar uma equipe. Essa falta de capacidade é um tremendo risco aos negócios, sobretudo para aqueles em ascensão acelerada.


Por isso, é essencial investir em treinamentos voltados à área de gestão de negócio e financeira, aumentando a sua capacidade técnica.


Também é válido capacitar a equipe, para ela estar preparada para acompanhar a sua empresa nessa nova fase.


Nota final

O sucesso também possui os seus riscos, que tendem a ser maiores para os gestores que não estão preparados para enfrentá-los.


Contudo, aplicando as boas práticas ensinadas acima, você será capaz de se tornar um gestor ainda melhor e segurar as rédeas da sua empresa, mesmo que ela esteja em um patamar mais alto do que esperado.


E claro: sempre invista em novas estratégias para manter um crescimento constante e saudável, evitando que seu negócio volte ao nível anterior!


Entre em contato com a Medzo Consultoria Financeira e conheça o serviço!


Gostou desse conteúdo? Veja também:


13 visualizações0 comentário