• Robson Martins

Antecipação de recebíveis: benefícios e riscos

A antecipação de recebíveis é uma estratégia bastante utilizada pelas empresas, sobretudo quando há um baixo fluxo de caixa e urgência de obter crédito.


No entanto, alguns empresários acabam focando somente nas informações acerca dos benefícios dessa operação, esquecendo-se de seus devidos riscos.


Para evitar que você utilize esse recurso de forma inconsequente, trouxe abaixo dados importantes acerca da antecipação de recebíveis, assim como as suas vantagens e desvantagens.


Continue lendo esse artigo para saber mais!


MEDZO Consultoria Financeira - O que é a antecipação de recebíveis

O que é a antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma operação financeira realizada pelas empresas, a qual adianta a obtenção dos valores referentes a compras parceladas ou a prazo.


Com isso, em vez de precisar aguardar por um longo período para receber o pagamento de determinada compra, é possível garanti-lo a qualquer momento.


Esse recurso pode ser solicitado em algumas instituições financeiras, factorings ou operadoras de cartão de crédito.


No mais, realizar a antecipação de recebíveis pode ser uma excelente estratégia para salvar o caixa da sua empresa ou possibilitar a expansão do negócio.


Contudo, também é necessário ficar atento aos riscos que essa operação possui, principalmente quando for feita sem muita pesquisa e ponderação.


Logo abaixo você irá conhecer todos esses dados e descobrir se vale a pena ou não realizar a antecipação de crédito.


Benefícios da antecipação de recebíveis

Durante o naufrágio, a antecipação de recebíveis pode ser a sua boia salva-vidas, afinal, esse recurso pode te ajudar a reverter a situação financeira do seu negócio.


Além disso, utilizar essa estratégia também possui uma série de benefícios, acima de tudo se for comparado às outras opções de crédito disponíveis.


Conheça um pouco mais sobre essas vantagens:


Possui juros mais baixos

Comparado às outras modalidades de crédito, como empréstimo e cheque especial, a antecipação de recebíveis possui juros bem mais baixos.


Mesmo assim, o ideal é que você estude as opções disponíveis no mercado, calculando todas as taxas, de modo a evitar acordos maléficos ao seu negócio.


Não contrai dívidas para a empresa

Vale ressaltar um detalhe importante acerca da antecipação de recebíveis: nesse tipo de operação, a sua empresa não solicita um empréstimo, mas sim um adiantamento de seu crédito.


Ou seja, o dinheiro que será recebido a partir dessa solicitação pertence a sua empresa.

Dessa forma, você evita contrair novas dívidas, que além de possuir juros mais altos, quando não administradas corretamente podem representar um perigo à saúde financeira do seu negócio.


O crédito é liberado rapidamente

A menor quantidade de burocracia torna esse processo muito mais ágil, fazendo com que seu crédito seja liberado em menos tempo.


Assim, a antecipação de recebíveis é a opção perfeita para as empresas que necessitam de dinheiro urgente, seja para cobrir uma dívida ou pagar fornecedores.


Diminui o risco de inadimplência

A inadimplência é um dos maiores pesadelos dos empresários, sobretudo na pequena e média empresa, onde cada venda faz diferença ao caixa.


Mas, uma vez solicitado a antecipação de recebíveis junto as operadoras de cartões de crédito, você perde o vínculo com aquele valor, passando este a ser de responsabilidade delas.


Ou seja, caso um dos seus clientes deixe de realizar algum pagamento, caberá à instituição efetuar a cobrança, afinal, o dinheiro agora é dela.


Por outro lado, ao descontar um título com bancos e o cliente não pagar, a instituição irá debitar o valor não pago da conta da empresa que antecipou.


Riscos da antecipação de recebíveis

Existe um velho ditado que diz que tudo possui um lado ruim e, infelizmente, o mesmo ocorre com a antecipação de recebíveis.


Mas, tenha calma, pois isso só acontece com os empresários que não se atentam aos riscos desse processo e se arriscam nessa estratégia de forma inconsequente.


Para que a sua empresa não faça parte desse grupo, descubra abaixo os principais riscos do adiantamento de crédito e como evitá-los.


Torna-se dependente dessa estratégia

O maior risco de utilizar a antecipação de recebíveis é tornar o seu caixa dependente desse recurso.


Ou seja, chegar a um determinado momento em que a sua empresa só terá capital disponível caso solicite esse adiantamento.


Situação essa que ocasionará na falta de recursos futuros, assim como a impossibilidade de expansão do negócio, afinal, não é possível fazer planos sem perspectiva de capital.

Por isso, somente solicite a antecipação de recebíveis caso seja extremamente necessário naquele momento.


Além disso, uma vez realizada a operação, o ideal é que você comece a traçar planos de ação que irão ajudar a empresa a repor esse valor.

Com isso, você evita que o seu negócio entre nesse ciclo vicioso e infinito.


Má administração financeira

A gestão financeira de um negócio é uma das mais importantes, visto que é a base de sustentação dele.


E antes de realizar a antecipação de recebíveis, é primordial que a administração das finanças da empresa seja eficiente e estratégica.

Caso contrário, recorrer a essa operação poderá criar mais buracos do que tapar os já existentes.


Afinal, um gestor ineficiente pode vir a solicitar um valor insuficiente para o problema — ou alto demais prejudicando ações futuras — e até mesmo não se atentar às taxas, caindo em armadilhas.


Portanto, estude com calma todas as possibilidades, compromissos e valores disponíveis para a antecipação.


E claro: evite adiantar todo o crédito, ficando sem margem para cobrir os gastos do mês seguinte.


MEDZO Consultoria Financeira - Antecipação de recebíveis, benefícios e riscos

Momentos ideais para solicitar a antecipação de recebíveis

Como você viu, a antecipação de recebíveis deve ser realizada somente quando for realmente necessário, evitando que sua empresa se torne dependente desse recurso.


Mas… como saber o momento ideal para solicitar essa ajuda?


A primeira situação, bastante comum nas empresas, é quando o caixa encontra-se no vermelho, mas há uma quantidade significativa de contas pendentes para serem pagas.


Desse modo, é mais vantajoso adiantar esse crédito que já pertence a empresa, do que recorrer a empréstimos ou pagar os altos juros cobrados pelas instituições.


Contudo, antes de tomar essa decisão é preciso realizar uma análise profunda da situação financeira do negócio, suas futuras despesas e valores disponíveis.


Além disso, não considere esse recurso como a solução para o problema, mas sim um paliativo que ajudará o negócio a se reerguer.


Outro momento adequado para solicitar essa ajuda é quando você deseja realizar novos investimentos e necessita de crédito para isso.


Assim, você poderá comprar novos materiais e equipamentos, realizar reformas ou até mesmo abrir um novo ponto com o próprio dinheiro da empresa.


Por fim, o último cenário ideal para fazer essa operação é em momentos de emergência.


Ou seja, quando algo fora dos planos orçamentários de sua empresa ocorrer e você precisar de crédito para resolver.


Por exemplo, caso um equipamento importante quebre e necessite de reparo ou se a rede elétrica tiver de ser trocada devido a um curto-circuito, você terá como arcar com esses custos extras.


Conclusão

Cabe a você determinar se a antecipação de recebíveis será um aliado ou um inimigo do seu negócio.


Mas… se estiver atento às informações e dicas acima, você será capaz de utilizar o melhor que esse recurso tem a oferecer, salvando ou expandindo a sua empresa!

Ah! Caso tenha mais alguma dúvida acerca da administração financeira de um negócio, conte com nosso apoio para entender de uma vez todos esses processos.,


Entre em contato com a Medzo Consultoria Financeira e conheça o serviço!

Veja também:

Conciliação bancária na pequena e média empresa: importância e a forma correta de fazer

O que são metas de vendas: sua importância e como fazer

Fluxograma dos processos financeiros da pequena e média empresa: como fazer

10 visualizações0 comentário