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O que são metas de vendas: sua importância e como fazer

Quando metas de vendas são bem-feitas, elas servem para nortear e estimular o crescimento da empresa.


Em contrapartida, quando são estabelecidas da maneira errada, além de não promover resultados, também geram desânimo em você e nos colaboradores.


Então, como fazer metas de vendas eficientes?


Nesse artigo, você vai aprender a criar os objetivos para seu negócio e ainda vai encontrar dicas para atingi-los. Continue lendo e aproveite!


O que são metas de vendas?

Metas de vendas são estratégias que visam direcionar, controlar e motivar os resultados de uma empresa.


Nesse caso, as metas direcionam para um objetivo que o negócio quer atingir, controlam observando se o empreendimento está alcançando os resultados esperados e motivam a equipe a atingir um objetivo.


É uma estratégia que pode alavancar os lucros da sua empresa e estimular o seu crescimento.


MEDZO Consultoria Financeira - Como fazer metas de vendas eficientes

Qual a importância das metas de vendas?

Sêneca possui uma frase que transmite bastante a importância de metas de vendas: “Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”


Se você não possui um alvo claro, vai atirar para todos os caminhos e não acertar nenhum no final — nada parecerá favorável.


Já quando a sua empresa tem um objetivo claro em mente é mais fácil trabalhar em direção a ele.


Veja as vantagens de definir metas de vendas:


Ter um parâmetro

Como você vai saber se está vendendo bem mesmo ou que seu movimento caiu nos últimos dias? As metas dão um parâmetro para você e a sua equipe se guiarem.

Controle

Quando você percebe que não está batendo as metas de vendas, você pode concluir que algo está errado e assim analisar. Da mesma forma, quando o negócio vai bem demais, você consegue saber o porquê e aprimorar isso.

Motivar a equipe

As pessoas se sentem mais motivadas quando querem bater uma meta e conquistar uma recompensa. Então, isso serve para motivar a equipe a trabalhar mais.


Como definir suas metas de vendas em 3 passos

Ok, agora você já sabe a importância das metas, mas como estabelecê-las?


Vou te ensinar com 3 passos simples:

Faça um balanço do seu negócio

Primeiro, você precisa saber dados importantes sobre o seu negócio. Como:

● Quanto você vende diariamente?

● Quanto você tira de lucro?

● Qual a atual situação financeira? No vermelho ou crescendo?


Uma empresa precisa, principalmente, de dados para estabelecer qualquer meta. Portanto, faça um balanço antes.


Além disso, é importante olhar para o seu mercado. Como está o mercado o qual seu negócio está inserido atualmente? Isso vai ajudar a alinhar suas expectativas e criar objetivos realistas.


Saiba a capacidade da empresa

Você precisa saber o quanto de mercadorias ou serviços seu negócio pode oferecer hoje — isso vai funcionar como um “limite” para meta.


Por exemplo, se você não tem equipe para atender 100 pessoas por dia, não adianta colocar essa meta e oferecer um péssimo serviço aos clientes.

Aplique o método SMART

O SMART é uma metodologia de definição de metas eficientes e atingíveis.


O termo é um acrônimo inglês que transmite elementos primordiais de uma meta. São eles:

S - Specific - “Específico”

M - Measurable - “Mensurável”

A - Attainable - “Atingível”

R - Relevant - “Relevante”

T - Temporal - “Temporal”


Vamos explorar cada parte desse método agora:


Específico

Metas genéricas, como “ganhar mais dinheiro” ou “aumentar o número de clientes”, tendem a não ser muito eficientes porque dão margem para qualquer resultado — ganhar mais dinheiro pode ser tanto R$1 a mais ou R$20.000 a mais.


Então, ao definir seus planos, inclua o máximo de detalhes possíveis. Quanto mais específico, melhor.


Por exemplo, no lugar de “aumentar o faturamento”, coloque “aumentar 20% do faturamento em maio”.


MEDZO Consultoria Financeira - Qual a importância das metas de vendas

Mensurável

Não basta escrever os objetivos no papel e guardar na gaveta, você precisa acompanhar o andamento até o cumprimento do plano.


Por isso, suas metas precisam ser fáceis de quantificar.


Se você definiu “aumentar 20% do faturamento em maio” e sabe que a receita atual da empresa é de R$6.000, logo, você terá que faturar R$7.200 no mês e cerca de R$232,25 por dia.


Com isso, você monitora seus resultados e vê se vai atingir aquele objetivo ou não.

Atingível

Seja realista ao estabelecer suas metas.


O sucesso de um negócio não surge do dia para noite, portanto, não faz sentido colocar metas fora da realidade.


Se você ainda não possui um bom caixa para investir em uma estratégia de marketing eficiente ou uma equipe capaz de atender uma larga demanda, é válido estipular “aumentar em 2300% o faturamento em maio”?


Além disso, metas irreais ainda geram apenas desânimo em você e nos colaboradores.


Relevante

Observe o cenário atual do seu negócio e pense: essa meta é cabível nesse momento?


Por exemplo, surgiu uma crise econômica que atingiu tanto a empresa quanto os consumidores, faria sentido a meta “abrir uma nova loja em maio”?


Você precisa analisar o cenário atual e observar as tendências do seu mercado antes de escolher definir seus objetivos.


Temporal

Metas precisam de prazos para despertar o senso de urgência em cumpri-las.


Quando você define um período de cumprimento de um objetivo, ele deixa de ser apenas um desejo e passa a ser uma responsabilidade real.


Portanto, coloque datas em seu planejamento.


Exemplo de meta de vendas: aumentar em 20% o faturamento da empresa até o dia 31/05/2021 por meio de uma promoção e melhora no atendimento.


3 dicas para bater suas metas de vendas com sucesso

Bater uma meta de venda gera não apenas um benefício financeiro para o negócio, como também aumenta a sua autoconfiança e a dos colaboradores para novos desafios.


Mesmo assim, não pense que será simples: saber como definir uma meta de vendas não é difícil. O problema mesmo é atingi-la.


Por isso, veja algumas dicas que podem ajudar:


1 - Crie uma estratégia

Você precisa saber como você vai atingir aquele propósito naquela janela de tempo estipulada. O que e como você vai fazer? Quais estratégias irá usar?


Sem uma boa estratégia, será ainda mais difícil alcançar o alvo.

2 - Coloque metas diárias

Não subestime o poder de fazer um pouco todos os dias.


Por mais realista que uma meta seja, olhar para “bater R$7200 de faturamento em maio” pode ser desanimador a depender do porte do seu negócio, mas se você colocar “fazer R$232 por dia” não parece um desafio tão grande assim.

3 - Avalie seus resultados

Bateu sua meta de vendas? Parabéns!


Agora é o momento de sentar, avaliar o que deu certo e propor novos desafios ao seu negócio.


Se não conseguiu atingir o alvo, analise os erros e veja como você pode melhorar da próxima vez!


MEDZO Consultoria Financeira - O que são metas de vendas

Conte com a Medzo Consultoria Financeira

Ter uma boa noção financeira da empresa é imprescindível na hora de estabelecer metas de vendas eficientes.


Nesse sentido, a Medzo, empresa que oferece soluções seguras e completas para a área financeira do seu negócio há 12 anos, pode te ajudar!


Nossos consultores financeiros têm experiência em diversos ramos de indústria, comércio e serviços, e vão oferecer uma melhoria contínua do desempenho de seu empreendimento.



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