top of page
  • Foto do escritorMedzo Consultoria Empresarial Financeira

Lucro: sua empresa merece

Atualizado: 22 de abr. de 2021


Medzo Consultoria Financeira -  Sua empresa merece lucro

Gerar lucro é um dos principais objetivos de todo empreendedor ao iniciar um negócio. Cada pequena e média empresa tem seu propósito e contribuição para a sociedade. Mas quando se trata de indicadores financeiros, não há outro mais relevante. Os especialistas em pequenas empresas confirmam: para crescer e perpetuar, somente com lucro recorrente.


Olhando a fórmula abaixo parece simples obter lucro.


Lucro = Receita Bruta (–) Custos Variáveis (-) Despesas Fixas

Traduzindo a fórmula: toda empresa deve gastar menos do que recebe. Parece óbvio, mas nem todo mundo pratica.


Os principais aspectos que o pequeno e médio empresário precisam saber para consistentemente obter lucro, ou resultado operacional, você vai ver a seguir.


Cultura do lucro

  • É ter toda a empresa focada no resultado positivo, no lucro.

  • São os funcionários conhecendo a lógica financeira e empenhados com o constante aumento nas vendas e com o corte de custos e despesas.

  • É respeitar que o dinheiro da empresa é da empresa. Os sócios não podem tratá-lo como dinheiro pessoal.

  • É estar com todos os relatórios financeiros fechados na primeira semana do mês para analisar os números. Certamente você encontrará oportunidades de melhoria que poderão ser implantadas ainda dentro do exercício.

  • É a operação gerando lucro de forma sólida e duradoura.

Investimento em vendas e marketing: como fazer


Investir corretamente de 3% a 10% do lucro nesses dois setores auxilia em muitos aspectos na longevidade e lucratividade da pequena e média empresa. O marketing auxilia na aproximação do público-alvo correto com o seu negócio, possibilitando satisfazer suas necessidades e interesses.


Estabeleça metas de vendas para a equipe comercial, se sua empresa tiver. Se o vendedor for o próprio empresário, as metas de vendas continuam a ser muito importantes. Distribua o objetivo vendas entre os clientes da carteira de modo proporcional à participação de cada um e negocie até cumprir a meta estabelecida. A meta de vendas deve contemplar todos os custos, despesas e investimentos, além do lucro desejado.


Você está praticando a correta formação de preços?


Formar os preços com base em seus custos, suas despesas e o lucro desejado irá garantir a receita necessária para a empresa cumprir todos os compromissos do mês e ainda obter lucro.

Em muitos segmentos de negócios, devido ao alto nível de concorrência, a empresa se vê obrigada a considerar os preços praticados pelos concorrentes na composição do seu próprio. Muitas vezes a empresa terá que se tornar mais eficiente nos processos internos para reduzir custos e despesas e manter o lucro desejado.


Corte custos e despesas todos os dias


Elabore projetos de redução de custos e despesas e nomeie um colaborador como líder. Oriente com sua experiência para que o líder possa encontrar oportunidades de melhoria. Se seu negócio é uma indústria, permaneça na fábrica observando as operações que causam desperdícios. Exija que o produto fabricado esteja exatamente como a ficha técnica foi elaborada. Acompanhe cada processo produtivo atentamente para eliminar gargalos e consumo fora do planejado. Mantenha o estoque muito bem controlado. Considere o tempo que seus fornecedores de matérias primas levam para entregá-las e tenha em estoque apenas para o período até a próxima entrega.


Não pague juros

No momento que o empreendedor está elaborando o plano de negócios para o novo empreendimento, a única taxa de juros prevista é aquela embutida nas parcelas do financiamento que tomará de terceiros para a implantação do projeto.

Após o início das atividades, o pequeno e médio empresário deverá fugir dos pesados juros cobrados por bancos e financeiras para financiar o dia a dia de sua operação. Pagar juros de cheque especial (em média 12% a.m.) ou conta garantida (entre 3% e 7%a.m.) aos bancos é a maneira mais rápida de consumir o lucro da empresa.

Se, atualmente, sua empresa está utilizando esse recurso muito mais caro, recomendo que negocie com o gerente de sua conta para trocar por um financiamento, pois os


juros cobrados nessa modalidade são bem menores. Caso seu gerente não ofereça uma alternativa mais econômica, troque de banco.


Metas de Lucro

Estabeleça metas de lucro. É preciso saber onde você quer chegar. Por isso, é essencial estabelecer metas de longo prazo e acompanhar os resultados. Com dados financeiros em mãos se torna possível entender, por meio do histórico, até que nível a empresa pode chegar com relação ao lucro.


Para a empresa realmente atingir as metas elas devem ser desafiadoras, porém atingíveis. Precisam ser de fácil medição e envolver todos os setores da empresa.

Envolva toda a equipe em torno das metas de lucro ao definir formas de reconhecimento pelo esforço, caso os números sejam atingidos. Pode ser através de comissão, premiação ou mesmo participação nos resultados, o que costuma acontecer no final do ano.


Em diferentes setores da economia o lucro gerado apresenta margens também diferentes. Aqui conseguimos dar uma noção geral da margem de lucro operacional adequada por tipo de negócio.


  • Serviços – idealmente variam entre 20% e 35%

  • Serviços com comissão – Ex: Cabelereiro – ideal de 10% a 20%

  • Comércio / Produtos – ideal 10% a 20%

  • Industria – margem de lucro ideal vai variar entre 5% e 10%.

Dúvidas? Comentários? Fale com a MEDZO Consultoria Financeira.

17 visualizações0 comentário
bottom of page