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Gestão de crédito e cobrança: como montar a sua

Todos os empreendedores devem investir em uma gestão de crédito e cobrança eficiente para proteger os seus negócios dos riscos causados pelos inadimplentes.


No entanto, fazer esse gerenciamento não é uma tarefa fácil, sobretudo nas empresas com pouca experiência no mercado.


Para te ajudar a entender mais sobre essa estratégia, trouxe neste artigo todas as informações necessárias para você otimizar a gestão de crédito e cobrança da sua empresa.

Aproveite a leitura!


O que é gestão de crédito e cobrança

O que é gestão de crédito e cobrança

A gestão de crédito e cobrança é uma estratégia responsável por assegurar o recebimento de todos os pagamentos em aberto de uma empresa.


Ou seja, esse gerenciamento serve para proteger as finanças do seu negócio, impedindo que o número de clientes inadimplentes seja maior do que o número de clientes pagantes — situação essa que colocaria a empresa em extremo risco.


4 estratégias que você deve aplicar na gestão de crédito e cobrança da sua empresa

Uma boa gestão de crédito e cobrança ajuda o setor financeiro a se manter forte, além de possibilitar que a empresa continue crescendo de forma segura.

Mas… como realizar esse gerenciamento de maneira eficaz?


Para te ajudar, trouxe abaixo 4 estratégias primordiais da gestão de recebíveis e crédito e cobrança que devem ser aplicadas:


Conheça o histórico de compras do cliente

Antes de liberar um crédito para o cliente, é essencial que você investigue o histórico dele no mercado.


Dessa forma, é possível verificar se ele costuma realizar os pagamentos em dia ou se é inadimplente em relação às dívidas feitas.


Uma das melhores formas de realizar essa pesquisa é através do site da Serasa, a qual disponibiliza todos esses dados referentes a cada pessoa, assim como o seu score.


Com base nessas informações, deve-se verificar quais são as condições de crédito disponíveis àquele cliente que sejam também as mais seguras para a sua empresa.


Por exemplo, você pode optar por disponibilizar condições melhores para clientes cujo histórico é positivo e condições menos favoráveis (e mais seguras para você) para aqueles clientes negativados.


O importante é refletir sobre os riscos que aquela dívida pode ocasionar nas finanças de seu negócio, tentando diminuí-los o máximo possível.


Monitore os créditos cedidos

Após realizar uma compra online, é comum entrar todo dia no site para rastrear onde o seu pedido está.


Dessa forma, em vez de esperar o prazo final de entrega para notar que o pedido está atrasado, você terá como perceber essa situação antes e tomar as devidas providências previamente.


E o monitoramento dos créditos cedidos fornece essa vantagem, uma vez que a sua empresa terá em mãos os dados necessários para identificar possíveis inadimplências.


Inclusive, você deve aplicar essa estratégia até mesmo com os clientes mais confiáveis, afinal, imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa.


Para monitorar todos os créditos cedidos pela sua empresa, você pode utilizar softwares de gestão de crédito e cobrança.


Esses sistemas inteligentes realizam todo o controle em tempo real, te alertando imediatamente caso um erro ocorra.


Tenha um bom time de cobranças

Outra estratégia essencial de uma boa gestão de crédito é criar um time eficiente para realizar essas cobranças.


Afinal, por mais que essa gestão vise evitar clientes inadimplentes, ainda assim você deve estar preparado para essa possibilidade.


Na hora de formar o seu grupo, deixe claro aos integrantes a importância de manter o respeito durante a conversa.


Até porque, você não deseja perder aquele cliente para sempre, mas sim receber o seu pagamento para que ele volte a comprar em sua empresa.


Ademais, o cliente vai ficar insatisfeito com a abordagem agressiva, podendo realizar críticas negativas sobre a sua empresa e até mesmo entrar com um processo por danos morais.


A sua equipe também deve conhecer todas as negociações de créditos disponíveis, sempre oferecendo essa solução aos clientes possíveis de recebê-las.


Crie uma política de crédito e cobranças para seu negócio

A política de crédito e cobranças é um documento essencial para sua empresa, sobretudo se você deseja implementar uma boa gestão financeira.


Nesse documento, devem ser determinados os critérios a serem preenchidos pelos clientes, para que eles tenham os créditos aprovados, assim como as suas devidas condições.


Além disso, você também deve incluir nesse documento a forma como esse crédito será cobrado aos inadimplentes.


Para determinar essas informações, é necessário estudar o público-alvo do seu negócio, entendendo quais seriam as condições ideais para eles.


E claro, todas as escolhas devem ter como prioridade a segurança das finanças de seu negócio, por isso, jamais permita crédito maior do que a empresa pode suprir.


Dessa forma, é possível diminuir ainda mais os riscos da empresa, dado que serão seguidos critérios rigorosos e seguros de crédito e cobrança.


Vantagens de realizar a gestão de crédito e cobrança na sua empresa


Política de crédito e cobranças para seu negócio

Realizar a gestão de recebíveis crédito e cobrança vai muito além de impedir que os clientes fiquem sem pagar.


Essa estratégia também oferece outros benefícios ao seu negócio, que podem te ajudar a ir mais longe. São eles:


Diminuição dos riscos

Acumular um alto volume de inadimplentes pode gerar um sério risco ao negócio, visto que o pagamento das contas e investimentos depende do recurso provido das vendas.


Portanto, ao investir em uma gestão de crédito e cobrança eficiente, você diminui os riscos da empresa, ao ter um melhor controle do volume de crédito em aberto.


Além disso, devido ao monitoramento de crédito, você pode visualizar e se preparar para enfrentar possíveis cenários de risco.


É como se a sua empresa vestisse uma armadura, não por ter provas de que a guerra foi declarada, mas por ter ouvido boatos de que ela começaria em breve.


Otimização da gestão financeira

Ao ter esse controle, você possibilita uma estabilidade à vida financeira da sua empresa, dado que há uma maior garantia de que os pagamentos serão recebidos no dia.


Essa certeza permite que o caixa possua um fluxo bom, assim como capital de giro positivo, que pode ser utilizado para investimentos necessários ao crescimento da empresa.


Até porque, um dos objetivos da gestão de crédito e controle é permitir que o seu negócio continue evoluindo, sem se preocupar com o risco causado pelos inadimplentes.


Aumento do número de clientes

Além disso, ao ter um gerenciamento de cobranças eficiente, você permite que a sua empresa aumente as condições de crédito disponíveis, atraindo mais clientes.


No mais, essa estratégia também ajuda a fidelizar os clientes, sobretudo quando a equipe de cobrança atende aos critérios estabelecidos anteriormente.


Afinal, o cliente se sentirá compreendido pela empresa, tentando ao máximo quitar a dívida existente para voltar a consumir.


Otimização da gestão financeira

Conclusão

Uma gestão de crédito e cobrança pode salvar a sua empresa do terror dos inadimplentes, assim como otimizar o setor financeiro e atrair ainda mais clientes.


Ou seja, não há motivos que te impedem de investir nessa estratégia e ajudar o seu negócio a continuar crescendo sem medo.


Mas, caso tenha dificuldade de implementar esse gerenciamento de cobrança, conte com a gente para te ajudar!


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