• Medzo Consultoria Empresarial Financeira

O que é capital de giro?


Medzo Consultoria Financeira - O que é capital de giro?
Medzo Consultoria Financeira

O capital de giro é o valor que a pequena e média empresa precisa ter para cobrir as despesas operacionais e manter as atividades do seu negócio.


Esses recursos estão nas contas a receber, no estoque, no caixa ou na conta corrente bancária.


Afinal, é normal a pequena e média empresa passar por momentos em que os gastos são maiores do que os ganhos. Desde que você tenha dinheiro (capital de giro próprio) para segurar as contas até receber pelo que vendeu, não haverá problemas.


Riscos da falta de controle

Quando o empresário não realiza todos os processos da gestão financeira, bem como um planejamento financeiro adequado, se vê obrigado a buscar em fontes onerosas (bancos e financeiras) o dinheiro necessário para cobrir os compromissos de seu negócio.


Porém, ao fazer uso dessa estratégia, crédito e financiamento, em situação emergencial, a operação perde o poder de negociação e será obrigada a concordar com termos e contratos pouco adequados, que endividarão ainda mais no longo prazo e comprometerão a lucratividade da empresa.


Como se proteger da falta de capital de giro

A boa notícia é que dentro dos processos de gestão financeira existem formas viáveis de se proteger da insuficiência do ativo circulante e garantir recurso suficiente para seu negócio.


Veja 5 ações que protegem e auxiliam na construção do capital de giro da pequena e média empresa:

  1. Controle claro sobre os inadimplentes;

  2. Renegociar dívidas e empréstimos para o longo prazo;

  3. Dominar tanto o fluxo de caixa como o ciclo financeiro (período entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas);

  4. Foco constante na redução de custos e despesas operacionais;

  5. Incluir o capital de giro como elemento na precificação de produtos e serviços;

Como calcular a necessidade de capital de giro

É muito comum o gasto vir antes da receita. Por isso, o pequeno e médio empresário precisa calcular a necessidade de capital de giro (NCG).


Use a fórmula abaixo para calcular esse valor:


Necessidade de Capital de Giro (NCG) = Ativos Circulantes (AC) - Passivos Circulantes (PC)

Onde:

(AC) = Valores que estão no caixa, nos bancos, no contas a receber de vendas realizadas e no estoque de matérias primas e produtos acabados.


(PC) = Contas a pagar para fornecedores, impostos, aluguel, água, energia elétrica, contador, folha de pagamento, empréstimos. Ou seja, todas os compromissos financeiros da operação.


PS: O período a ser considerado para o cálculo deverá ser 30 dias.


Dúvidas? Comentários? Fale com a MEDZO Consultoria Financeira para pequenas empresas.

8 visualizações0 comentário