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  • Foto do escritorMedzo Consultoria Empresarial Financeira

5 erros da gestão financeira

Atualizado: 11 de abr. de 2021

5 erros na gestão financeira que podem levar sua empresa a morrer.


Sim, a saúde financeira deve ser uma prioridade para garantir as condições para que o negócio se mantenha e que cresça com o tempo. Mas existem 5 erros da gestão financeira que podem atrapalhar seus planos. Principalmente em uma pequena empresa, qualquer erro ou urgência pode comprometer as finanças. Os dados a seguir são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados pelo jornal Valor Econômico.

68% das empresas brasileiras morrem por diferentes causas financeiras e apenas 32% sobrevivem após o 5º ano de sua criação. Falta de acompanhamento de despesas e receitas, falta de planejamento e prazos com fornecedores incompatíveis com o recebimento das vendas estão entre as principais causas da mortalidade.

Faça parte desse exclusivo grupo dos 32% que sobrevivem seguindo as dicas abaixo para evitar os 5 erros da gestão financeira da pequena e média empresa:


1. Não definir um pró-labore

O pró-labore é o salário que o sócio define para ele mesmo. Mesmo legislando em causa própria, o sócio não deve utilizar mais do que 5% da receita média mensal para essa despesa.

Essa definição é essencial para evitar que o empreendedor retire do caixa da empresa dinheiro extra para o pagamento de contas pessoais, o que prejudica o orçamento e diminui os valores que poderiam ser aplicados em investimentos no negócio.

Mesmo que a empresa tenha lucro maior em algum mês, retire apenas o valor do seu pró-labore e deixe o restante para investimentos e reservas financeiras.


2. Misturar as contas pessoal e jurídica

Esse erro não é privilégio do pequeno empresário. Vejo empresas de médio porte permitirem essa mistura.

Muitos se utilizam desse expediente por comodidade, assim transferem para o pessoal do financeiro os serviços bancários que deveriam ocorrer em sua conta pessoa física.

É muito importante considerar que uma fiscalização entenderá esses pagamentos como pró-labore e sobre o total incidirá INSS e IRRF.


3. Não anotar ou registrar todas as despesas e receitas

Qualquer transação ou valor que entre ou saia deve ser registrado. Uma eficiente gestão financeira precisa dessa atividade. Por exemplo: até mesmo os pequenos valores em dinheiro para compra de materiais de escritório devem ser incluídos em planilha ou sistema de gestão financeira.

Esse perfeito controle estará concluído com a conciliação bancária diária, quando o dinheiro movimentado no banco coincide com o disposto no sistema de gestão financeira ou planilha.


4. Não criar uma reserva financeira

Desde o início da pandemia ficou mais árdua a tarefa para criar uma reserva financeira. Contingências e imprevistos não são incomuns na vida do empresário brasileiro. Mesmo durante a pandemia alguns setores da economia tiveram condições de aumentar suas reservas financeiras. No entanto, essa situação, não beneficiou a todas as empresas.

Sem reservas para pagar despesas inesperadas, uma pequena empresa pode comprometer o fluxo de caixa por muito tempo. Em situações extremas levar à falência.

A reserva financeira deve ser criada a partir do planejamento do orçamento. Também deve ser um dos principais elementos na formação de preços de vendas.


5. Não estabelecer objetivos financeiros

Nas pequenas e até mesmo nas médias empresas, esse é um dos erros mais comuns entre gestores. Não definir objetivos financeiros com um plano de ação consistente faz com que o empreendedor não tenha clareza do que pretende alcançar.

Sem o estabelecimento de metas não é possível traçar um plano de ação consistente para atingí-las.

Portanto, de acordo com a situação financeira de seu negócio, crie metas e indicadores de desempenho de curto, médio e longo prazos. E assim evitará os 5 erros da gestão financeira.

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